Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".[1]
Estimativas de usuários
A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuia entre 4 a 5 milhões de usuários.[2] Já em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.[3]
Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).[4]
[editar] Serviços semelhantes
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de serviços semelhantes foram lançados. Alguns são disponibilizados em países específicos, outros unem outras funções, como a partilha de arquivos que era oferecido pelo Pownce.
Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.[5]
Em janeiro de 2010 foi realizada a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de origem espacial, utilizando o Twitter.[6] O astronauta Timothy Creamer, escreveu "Hello Twitterverse" no serviço de microblogging,[6] através do endereço do Twitter http://twitter.com/astro_tj.[7]
Segundo o grupo de pesquisa norte-americano Web Ecology, a língua portuguesa é a segunda mais utilizada pelo Twitter.[8] Enquanto o estudo da Semiocast mostra que a Língua portuguesa é a terceira mais utilizada, atrás do Inglês e do Japonês. [9] [10]
Índice [esconder]
1 Estimativas de usuários
2 Serviços semelhantes
3 Retweet
4 Usos e manifestações sociais
5 Publicidade
6 Perfil do usuário brasileiro
7 Twitter List
8 Trending Topics
9 Controvérsias
9.1 Críticas ao Twitter
9.2 Invasão de Hackers
9.3 Casos de suicídios
10 Ver também
11 Referências
12 Ligações externas
Retweet
O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original.[11][12] Na página de início do site existe um botão chamado retwittear, que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores da pessoa. Antigamente, os usuários realizavam isto de forma manual, acrescentando um RT ao lado do @nick de quem escreveu.
Usos e manifestações sociais
Em Março de 2009, o Twitter foi uma das principais ferramentas de divulgação do Pillow Fight Day - uma guerra pública de travesseiros acontecida em várias cidades do mundo. São Paulo, Brasília, Santos, Fortaleza, Araraquara, Belém, Belo Horizonte, Bragança Paulista, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Maria, São João Del Rei, São Luís, Sorocaba, Uberlândia e Vitória foram algumas cidades brasileiras em que houve a manifestação.
Se destacou na mídia o uso do Twitter durante as manifestações políticas ocorridas na Moldávia em reação ao resultado das eleições legislativas no ínicio de 2009. A ferramenta também esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante as eleições presidenciais no Irã em 2009. Durante o Apagão elétrico de 2009, as primeiras informações das regiões atingidas pelo blecaute foi fornecida através dos usuários do Twitter, através de postagens via celular, e lida por emissoras de rádio que faziam plantão naquele momento.
Publicidade
O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim.
No artigo publicado em 14 de abril de 2009, no The New York Times, a jornalista Claire Cain Miller afirmou que a utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para aquelas empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. A Dell, por exemplo, percebeu que os clientes estavam reclamando de que o apóstrofo e as teclas de retorno estavam próximas demais no laptop Dell Mini 9. O problema foi reparado. Na Starbucks, os clientes costumavam reclamar deixando notas em uma caixa de sugestões. Agora, eles podem também enviar a reclamações ou sugestões via Twitter.
No Brasil, o destaque da mídia para ações publicitárias no Twitter tem sido para a venda de um apartamento realizada pela construtora Tecnisa. O perfil da empresa no Twitter foi criado em 20 de Fevereiro de 2008, mas, somente em 13 de Julho de 2008, começou a ser utilizado para uma divulgação. Tratava-se do lançamento do Acquaplay, em Santos.
Em 23 de Fevereiro de 2009, Romeo Bussarello, diretor de marketing da empresa chegou a afirmar: "usamos para comunicar lançamentos e novidades (…) Tenho consciência de que não vou vender um apartamento via Twitter." Porém, cerca de 4 meses depois, a construtora concluiu a primeira venda por meio do Twitter. A promoção realizada na rede social oferecia R$2.000,00 em vale-compras, além de armários e cozinhas planejados, somente para as compras geradas por meio desta forma de contacto. A oferta levou o consumidor a efetivar a compra de uma unidade de três suítes no empreendimento Verana, localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, ao custo de R$ 500 mil. "Provavelmente este é o produto mais caro vendido pelo Twitter no mundo. E, com certeza, é a primeira venda concretizada por uma empresa do segmento da construção civil, utilizando redes sociais. Esta conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação on-line dos imóveis. Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento", afirmou Busarello.
O Google e a Microsoft entraram em um acordo com o Twitter para que os tweets postados diariamente pelos milhões de usuários da rede social, apareçam nos resultados dos buscadores, tanto do Google, quanto da Microsoft, no caso o Bing. O Google está pagando US$ 15 milhões e a Microsoft US$ 10 milhões e serão os primeiros a fazer experiências com os dados coletados.[13] O Yahoo também pode vir a fazer parte desse acordo.[14]
Perfil do usuário brasileiro
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, localizados nos estados São Paulo e Rio de Janeiro. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo e renda mensal compreendida entre R$ 1001 e R$ 5000.
Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h semanais conectados à Internet. Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog; conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em outros blogs.
Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa um cenário muito favorável. A maioria (51%) dos usuários consultados disseram achar interessantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com relevância. Aproximadamente 50% dos usuários nunca participaram de ações promocionais. Ainda assim, consideram uma experiência interessante. Cerca de 30% já participaram de alguma ação publicitária e 70% seguem ou já seguiram algum perfil corporativo.
Na pesquisa, foram consultados 3268 brasileiros por meio do site da Bullet e o Migre.me, no período de 27 a 29 de abril de 2009.
Twitter List
Twitter List é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.
Trending Topics
Os Trending Topics ou TTs são uma lista em tempo real dos nomes mais postados no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista as tagtemas (#) e nomes próprios. A lista não é aberta, isso significa que o usuário deve estar logado para ter acesso.
A iniciativa é semelhante ao Google Trends, mas por ter o nome diferenciado, a terminologia acabou sendo associada diretamente ao Twitter.
Os Trending Topics ganharam tanta força que são comentados frequentemente pelos usuários como TT e mobilizam correntes para colocar um tema na lista e ter exposição mundial.
Desde o dia 26 de janeiro o usuário tem a opção de escolher a região que os Trending Topics irão mostrar. As áreas são atualmente restritas a esses países:
Worldwide (mundo inteiro)
Brasil
Canadá
Irlanda
México
Reino Unido
Estados Unidos
Também está disponível a possibilidade de restringir por cidades. Atualmente disponíveis as seguintes cidades:
Atlanta
Baltimore
Boston
Chicago
Dallas-Ft. Worth
Houston
Londres
Los Angeles
Nova Iorque
Filadélfia
San Antonio
San Francisco
Seattle
São Paulo
Washington, D.C.
O recurso de Trending Topics usa por padrão a abrangência total (worldwide). Como os TTs são calculados a partir de todos os tweets do mundo, estão mais relacionados aos EUA e Inglaterra que são as maiores comunidades. Em alguns países onde o Twitter ainda não disponibizou serviços estatísticos existem websites não oficiais. No Brasil, por exemplo, o website Blablabra [15] permite a visualização de vários dados.
Controvérsias
Críticas ao Twitter
Algumas empresas mundiais estão proibindo o uso do Twitter, pois a limitação de 140 caracteres é supostamente prejudicial para um jornalismo e qualidade.[16] Alem disso, o escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fez uma dura crítica ao Twitter dizendo: "Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido. Entretanto, o propósito do Twitter não é literário, mas informativo."[17]
Invasão de Hackers
Em agosto de 2009, o Twitter foi alvo do primeiro ataque dos hackers. Quem tentava acessar ou logar no site, encontrou o site pichado pelos hackers, que ficou por duas horas até sair do ar.
Na madrugada do dia 18 de dezembro de 2009, o Twitter foi invadido por Hackers. Ao clicar no Twitter, usuário era redirecionado para página com aviso de grupo chamado "Exército Cibernético do Irã". O site saiu do ar por cerca de uma hora, informa o portal da rede de TV norte-americana CNN. Em seu blog oficial, o Twitter disse que "os registros DNS (sigla em inglês para Sistema de Nomes de Domínios, que é um mecanismo que traduz o nome dos sites nos números que identificam as páginas) ficaram temporariamente comprometidos, mas agora foram consertados". A rede social não deu mais detalhes sobre o assunto.[18]
Coincidência ou não o caso do Irã com twitter é antigo. O Governo do Irã foi envolvido do caso, pois em junho de 2009, através do twitter, ocorreram manifestantes contra a a reeleição de Mahmud Ahmadnejad, por conta das graves denúnicas de fraude eleitoral, provocando, inúmeras reações negativas internas e externas. O twitter foi bloqueado diversas vezes no país.
Em 25 de março de 2010, a Polícia anunciou a prisão no centro da França, o "Hacker-croll", um pirata virtual que roubou as senhas de vários famosos no Twitter, entre eles, o grupo musical britânico Duran Duran, o "presidente de uma grande empresa pública francesa" e o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O jovem de 25 anos foi detido após uma investigação conjunta entre autoridades da França e dos Estados Unidos, diz o jornal Le Parisien. A prisão do jovem só foi falicitada, após criar blog no qual narrava o sucesso das invasões, não só no Twitter, mas também em outras redes sociais como o Facebook e em contas pessoais de e-mail.[19]
Casos de suicídios
Em agosto de 2009, a publicitária brasileira de descedência japonesa Marisa Toma, mais conhecida como Ematoma, de 33 anos foi encontrada morta dentro do apartamento onde morava na cidade de São Paulo. Segundo investigações, Marisa Toma cometeu suicídio, ao golpear faca no peito no apartamento na cidade de São Paulo. Antes de se matar, deixou recado suicida no twitter que recebe nome ematoma,[20] que já saiu do ar. Não deixou recado os motivos pelo suicídio, mas nas últimas semanas, ela estava deprimida. Era proprietária do site Objetos de Desejo.[21]
No dia 11 de fevereiro de 2010, o famoso estilista britânico, que assumiu a homosexualidade, Alexander McQueen, foi encontrado morto enforcado na residência em Londres. Segundo legistas, a morte ocorreu na véspera, no dia 10 de fevereiro. Uma semana antes, dia 2 de fevereiro, a mãe do estilista, JOyce McQueen, morreu e avisou no dia seguinte através do twitter: “Estou avisando todos os meus seguidores que minha mãe morreu ontem, e que se ela não tivesse dado a luz, vocês também não me teriam. Descanse em paz”, seguido de “Mas a vida deve seguir em frente !!!!!!!!!!!!!!!”.[22] Desde então, nunca conseguiu superar a perda da mãe e entrou em depressão. No dia 7 de fevereiro, postou no twitter: "noite de domingo, tem sido uma semana terrível, mas meus amigos têm sido ótimos, agora preciso de alguma forma me recompor." Desde então não saiu da residência e se matou três dias depois.[23] Após o anúncio da morte, o perfil do estilista do twitter foi retirado do ar no mesmo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário