blog

Winamp windows Media Player Real Player QuickTime

rádio yorinori flash

Carregando...
Carregando...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Firebird (servidor de base de dados)


Firebird (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

Baseado no código do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código na versão 6.0 (em 25 de Julho de 2000), alguns programadores em associação, assumiram o projecto de identificar e corrigir inúmeros defeitos da versão original, surgindo aí o Firebird 1.0, que se tornou um banco com características próprias, obtendo uma aceitação imediata no círculo de programadores. A versão mais recente estável é a 2.1.2. A versão 2.5 está em fase beta, e trará uma nova arquitetura chamada SuperClassic, que fará a ponte para a versão 3.0, que oferecerá suporte total a SMP. O Firebird é gratuito em todos os sentidos: não há limitações de uso, e seu suporte amplamente discutido em listas na Internet, o que facilita enormemente a obtenção de ajuda técnica.

O produto é bastante seguro e confiável, suportando sistemas com centenas de usuários simultâneos e bases de dados com dezenas/centenas de gigabytes. Há suporte gratuito na Internet através de vários sítios.

Desde sua primeira versão, oferece recursos de um verdadeiro SGBD, como: compatibilidade ACID, transações MVCC, triggers, procedures, collations, UDFs, etc.

O Firebird é amplamente utilizado em todo o mundo, com a maior base de usuários no Brasil, Rússia e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário