quarta-feira, 21 de abril de 2010
Hardware
O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).
O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.
Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Para fins contábeis e financeiros, o Hardware é considerado um Bem de capital.
Software
Já que o hardware é parte física do computador, precisamos então ter a parte virtual,Podemos fazer uma tipologia para se entender isso: o corpo humano tem a parte física que são musculos e órgãos, o computador tem suas peças, nesta tipologia o corpo precisa de pensamentos para executar suas funções, o software é os "pensamentos" para máquina cumprir suas funções. O Software, que é todos os nossos programas instalados em nosso computador, por exemplo:
Sistema Operacional (Linux, Mac OS, Windows, etc.)
Microsoft Office, OpenOffice
Nero (Gravador de Discos)
Gimp, Adobe Photoshop (Editores de Imagens)
[editar] Sistema Binario
Para realizar a conversão utilizamos método de Divisão Repetida.
Para converter por exemplo, o número decimal 1985 em binário procedemos como segue:
- Divida o número decimal por 2 (dois), se o resultado for exato anote o valor 0 (zero), se não for exato anote o valor 1 (um), lembrando que esse valor deve ser anotado da direita para a esquerda ou como explicado abaixo do exemplo;
- Pegue a parte inteira do resultado e repita a operação sucessivamente até se obter 0 (zero) como parte inteira, como segue o exemplo abaixo.:
1985 / 2 = 992,5 = 1
992 / 2 = 496 = 0
496 / 2 = 248 = 0
248 / 2 = 124 = 0
124 / 2 = 62 = 0
62 / 2 = 31 = 0
31 / 2 = 15,5 = 1
15 / 2 = 7,5 = 1
7 / 2 = 3,5 = 1
3 / 2 = 1,5 = 1
1 / 2 = 0,5 = 1
Observe que o resultado é obtido juntando o resultado da última para a primeira divisão, ou seja de baixo para cima, onde o resultado é o seguinte número binário 11111000001.
Conversão de Binário para Decimal
1 1 1 1 1 0 0 0 0 0 1
210 * 1 + 29 * 1 + 28 *1 + 27 * 1 + 26 * 1 + 25 * 0 + 24 * 0 + 23 * 0 + 2² * 0 + 2¹ * 0 + 20 * 1
+ + + + + + + + + +
1024 512 256 128 64 0 0 0 0 0 1
=
1985
Da direita para a esquerda elevamos 2 à potência do índice e multiplicamos pelo dígito binário identificado por esse índice. Desta forma o primeiro dígito binário que encontramos é o 1 no índice 0, assim temos: 20 * 1. Após realizarmos essa operação para todos os zeros para todos os dígitos, somamos o resultado. O resultado desta soma é o número que estamos buscando.
Hexadecimal
Conversão de Decimal para Hexadecimal
Para converter de decimal para hexadecimal, procede-se do mesmo modo que na conversão decimal-binário. Basta agora dividir por 16 e não mais por 2.
1985 | 16
385 124 | 16
1 112 7
12
7 12 1 = 7 C 1 ⇒ 7C1
Para obter o resultado juntamos o resultado da última divisão com o resto das divisões anteriores na sequência, aqui temos que transformar qualquer número maior que 9 em suas respectivas representações alfabéticas. Como em nosso exemplo temo os respectivos resultados, 7, 12 e 1, temos que transformar 12 em C, seu correspondente alfabético. Assim o resultado é igual a 1985 decimal é igual a 7C1 em hexadecimal.
Conversão de Hexadecimal para Decimal Para realizar a conversão realizamos os seguintes passos:
Primeiro transformamos cada dígito alfabético em número. assim o C será convertido para 12 e os números ficarão 7, 12 e 1.
Agora multiplicamos cada número por 16m, onde m é casa decimal onde ele se encontra, sendo que o dígito mais a direita é 0.
(7 * 16²) + (12 * 16¹) + (1 * 160) = (7 * 256) + (12 * 16) + (1) = 1792 + 192 + 1 = 1985
Obtemos assim o resultado esperado. O número 7C1 convertido para 1985.
Octal
Conversão de Decimal para Octal Utiliza-se divisão sucessiva para encontrar o valor octal a partir o número decimal. Dividimos sucessivamente o número 1985 até encotrarmos restos que sejam menores ou iguais a oito.
1985 | 8
385 248 | 8
65 08 31 | 8
1 0 7 3
Resultado da divisão 3701. Obtemos esse número juntando o resultado da última divisão e o resto das divisões anteriores.
Conversão de Octal para Decimal
3 7 0 1
83 * 3 8² * 7 8¹ * 0 80 * 1
+ + +
1536 448 0 1
=
1985
Conexões do hardware
Para funcionar, o computador necessita de algumas conexões físicas que permitam que os componentes de hardware se comuniquem e se inter-relacionem. O barramento constitui um sistema comum de interconexão, composto por um conjunto de vias ou trilhas que coordenam e transportam as informações entre as partes internas e externas do computador.
Uma conexão para comunicação em série é feita através de um cabo ou grupo de cabos utilizados para transferir informações entre a CPU e um dispositivo externo como o mouse e o teclado, um modem, um digitalizador (scanner) e alguns tipos de impressora. Esse tipo de conexão transfere um bit de dado de cada vez, muitas vezes de forma lenta. A vantagem de transmissão em série é que é mais eficaz a longas distâncias.
Arquitecturas de computadores
A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".
Com a popularização dos computadores houve a necessidade de um equipamento interagir com o outro, surgindo a necessidade de se criar um padrão. Em meados da década de 1980, apenas duas "arquitecturas" resistiram ao tempo e se popularizaram foram: o PC (Personal Computer ou em português Computador Pessoal), desenvolvido pela empresa IBM e Macintosh (carinhosamente chamado de Mac) desenvolvido pela empresa Apple.
Como o IBM-PC se tornou a arquitetura "dominante" na época, acabou tornando-se padrão para os computadores que conhecemos hoje.
Arquitetura aberta
A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada, criada inicialmente pela IBM) é a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitectura, permitindo que o usuário tenha uma gama maior de opções e possa montar seu próprio computador de acordo com suas necessidades e com custos que se enquadrem com cada usuário.
Arquitectura fechada
A arquitectura fechada consiste em não permitir o uso da arquitetura por outras empresas, ou senão ter o controlo sobre as empresas que fabricam computadores dessa arquitectura. Isso faz com que os conflitos de hardware diminuam muito, fazendo com que o computador funcione mais rápido e aumentando a qualidade do computador. No entanto, nesse tipo de arquitectura, o utilizador está restringido a escolher de entre os produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.
Neste momento a Apple não pertence exactamente a uma arquitectura fechada, mas a ambas as arquitecturas, sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM.
Principais componentes
1 Processador (Intel, AMD e VIA)
2 Disco rígido (memória de massa, não volátil, utilizada para escrita e armazenamento dos dados)
3 Periféricos (impressora, scanner, webcam, etc.)
4 Softwares (sistema operacional, softwares específicos)
5 BIOS ou EFI
6 Barramento
7 Memória RAM
8 Dispositivos de multimídia (som, vídeo, etc.)
9 Memórias Auxiliares (hd, cdrom, floppy, etc.)
10 Memórias Cache
[editar] Overclock
Overclock é uma expressão sem tradução (seria algo como sobre-pulso (de disparo) ou ainda aumento do pulso). Pode-se definir o overclock como o ato de aumentar a frequência de operação de um componente (em geral chips) que compõe um dispositivo (VGA ou mesmo CPU) no intuito de obter ganho de desempenho. Existem várias formas de efetuar o overclock, uma delas é por software e outra seria alterando a BIOS do dispositivo.
Exemplos de hardwares
CPU
Monitor
Mouse ou Rato
Teclado
Placa de vídeo
Impressora
Scanner
Placa de som
Webcam
Microfone
Joystick
Caixas de Som
modem
Hub
Acess Point
Gabinete
Memória RAM
Cooler
Leitores de Discos Flexíveis(DVD, CD, Cartão, Blue Ray e Disquete)
Pen drive
No Break
Estabilizador
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