blog

Winamp windows Media Player Real Player QuickTime

rádio yorinori flash

Carregando...
Carregando...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Monitor de vídeo


O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.



Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.


História


Os monitores foram criados para amostrar as atividades de um computador.



Tecnologias

CRT




Monitor CRT da marca LG.CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.



Este tipo de monitor tem como principais vantagens:





1.sua longa vida útil;

2.baixo custo de fabricação;

3.grande banda dinâmica de cores e contrastes; e

4.grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

As maiores desvantagens deste tipo de monitor são:





1.suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg);

2.o consumo elevado de energia;

3.seu efeito de cintilação (flicker); e

4.a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais freqüentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que atualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

LCD




Um monitor de cristal líquido.LCD (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.



Tem como vantagens:





1.O baixo consumo de energia;

2.As dimensões reduzidas;

3.A não-emissão de radiações nocivas;

4.A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja operando na resolução nativa;

As maiores desvantagens são:





1.o maior custo de fabricação (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida em que o mesmo se for popularizando);

2.o fato de que, ao trabalhar em uma resolução diferente daquela para a qual foi projetado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma; e

3.o "preto" que ele cria emite um pouco de luz, o que confere à imagem um aspecto acinzentado ou azulado, não apresentando desta forma um preto real similar aos oferecidos nos monitores CRTs;

4.um fato não-divulgado pelos fabricantes: se o cristal líquido da tela do monitor for danificado e ficar exposto ao ar, pode emitir alguns compostos tóxicos, tais como o óxido de zinco e o sulfeto de zinco; este será um problema quando alguns dos monitores fabricados hoje em dia chegarem ao fim de sua vida útil (estimada em 20 anos).

Apesar das desvantagens supramencionadas, a venda de monitores e televisores LCD vem crescendo bastante.



Principais características técnicas

Para a especificação de um monitor de vídeo, as características técnicas mais relevantes são:





Luminância;

Tamanho da tela;

Tamanho do ponto;

Temperatura da cor;

Relação de contraste;

Interface (DVI ou VGA, usualmente);

Frequência de sincronismo horizontal;

Frequência de sincronismo vertical;

Tempo de resposta; e

Freqüência de atualização da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário